Controlador MIDI – para que serve e porque ter um em seu home studio

Sala com mesa à direita com diversos equipamentos de produção musical. Entre eles dois controladores de 64 pads, um controlador de faders e knobs, um controlador com teclas e knobs, uma máquina de ritmos Roland TR-8.

Um dos equipamentos mais indispensáveis atualmente na produção musical em home studio é o controlador MIDI. Sabe por que?

Essa ferramenta somada a um bom software de áudio nos permite reproduzir sons e timbres dos mais diversos instrumentos: Piano, bateria, sintetizadores, beats, instrumentos de arco, de cordas, baixo e até voz! Dessa forma é possível produzir músicas completas em casa!

Vamos precisar de um controlador, um software de áudio que possibilite a gravação MIDI e possua plugins de instrumentos virtuais, noção básica de música e tutoriais no youtube.

O que é controlador MIDI

De forma bem simples, o controlador MIDI é um equipamento que permite controlar uma DAW (Estação de trabalho de áudio digital – do inglês Digital Audio Workstation; um software de áudio) instalado no computador.

Para o controlador se comunicar corretamente com o software você deve mapear as funções desejadas. Vamos voltar nesse assunto sobre software com mais detalhes em breve.

Os controladores podem reproduzir funções parecidas com o sintetizador. O que lhes diferencia, principalmente, é que o sintetizador sintetiza e produz som dentro dele. Em contrapartida, o controlador não produz som, ele é como um controle remoto que diz o que a DAW deve tocar e como tocar.

Os controladores vem em muitas formas e tamanhos

Vejamos as quatro categorias mais comuns desse instrumento MIDI:

  • Teclas – grandes e pequenos.
  • Faders e knobs.
  • Pads.
  • Teclas, faders, knobs e pads.

Controlador com teclas

Deve-se prestar atenção na quantidade de oitavas e o tamanho das teclas ao comprar um controlador desse tipo.

Muitos controladores possuem teclas pequenas e poucas oitavas, outros de tamanho e sensibilidade mais similar ao piano. A variação e diversidade nessa área é muito grande.

É muito comum vermos nas mesas de produtoras controladores pequenos, com teclas pequenas e poucas oitavas. Mas se você é pianista ou simplesmente gosta de trabalhar tendo acesso aos baixos e notas agudas simultaneamente, controladores com mais oitavas serão mais úteis para você.

Como funciona

No vídeo desse canal russo, a pessoa mostra como é tocar um controlador utilizando o software Logic. Ela deixou em loop os demais instrumentos e está simulando o piano com o controlador midi no último canal.

Pressionando as teclas mandamos mensagens de notas e de velocity para o software de áudio. Assim, o software entende qual nota deve tocar por meio da mensagem de nota e entende a dinâmica (se é fraco ou forte) e a duração da nota pela mensagem de velocity (velocidade). Tudo isso é tocado e reproduzido de forma instantânea.

Controlador com faders e knobs

Controladores MIDI não servem apenas pra comunicar notas e velocity ao software. Eles também podem configurar e definir parâmetros dentro da DAW como volume, play/pause, record, mute. É o caso do controlador Launch Control XL que possui faders e knobs de volume, pan e sends.

Controlador de faders e knobs Novation Launch Control XL. O controlador possui 8 faders, 24 knobs e outros parâmetros.
O controlador Novation Launch Control XL é completamente compatível com Ableton Live porém pode ser customizado para uso com outras DAWs.

Como funciona

Pode até parecer difícil de entender o que cada um desses botões fazem, mas lembre-se: você tem total controle do que cada botão faz.

Aqui vai um exemplo de funcionamento: dentro do software você vai selecionar o botão MIDI. Enquanto ele estiver ativado você poderá clicar em um fader no software e mover um fader do seu controlador. Você acabou de mapear seu fader! Ou seja, quando você mover o fader do controlador, você estará também movendo o fader no software.

Uma das vantagens desse equipamento é que se você está gravando ou mixando digitalmente você pode controlar parâmetros da DAW com ele. Com isso, se salva muito tempo de mixagem uma vez que se tem acesso à parâmetros de equalização, compressão, volume, sends e efeitos (e tudo mais) nas mãos. Esse modelo de controlador facilita a visualização e traz a sensação analógica à produção digital.

No vídeo uma demonstração do controlador Launch Control XL com a DAW Ableton Live. Nessa performance a pessoa também utiliza controladores de pad e teclas.

Logo, esse tipo de controlador – como todos os outros – também é frequentemente usado em perfomances ao vivo já que dá muita agilidade ao tocar ou configurar a DAW. 

Controlador com pads

Os pads são amplamente usados para tocar ritmos com timbres de bateria e disparar sons. Assim como as teclas ou qualquer outro botão no controlador, podem ser usados pra o que você quiser, isso só vai depender do mapeamento que você fizer dentro do software.

Imagine ter centenas de timbres de bateria (e de qualquer instrumento) num equipamento com menos de 30 centímetros!

No vídeo a pessoa demonstra diversos usos do controlador Launchpad Pro da Novation. Repare que ele não é utilizado apenas para beats. O software em questão é o Ableton Live.

Além de poupar muito espaço, os controladores podem ser mais acessíveis e não fazem barulho nenhum. Você pode gravar um beat de bateria ouvindo apenas no seu fone, sem incomodar ninguém em volta.

Ademais, hoje em dia encontramos alguns timbres somente digitalmente. Os controladores não substituem os instrumentos porque eles tem outras características sonoras que não conseguimos com “instrumentos reais”.

Controladores com todas essas funções

Controlador MIDI com duas oitavas de teclas, oito knobs e 8 pads. Possui botões de play, pause, Rec, ajuste de oitava, fader de volume e controles de pitch e modulação.
Na foto o modelo M-Audio Oxygen 49 MK IV. O controlador possui quatro oitavas de teclas, oito pads, nove faders e oito knobs.

Na hora de comprar o controlador, se você não sabe se vai precisar ou não de pads, teclados e knobs, recomendamos adquirir um que tenha essas três funções. Elas dificilmente serão desperdiçadas se você utilizar os softwares mais populares.

Com os knobs você poderá controlar efeitos e volume. Os pads servirão para tocar os beats ou disparar sons e por fim as teclas para registrar suas ideias musicais.  

Software ou DAW

Ok, vimos quais os tipos de controladores existem, mas ainda não falamos sobre outro recurso indispensável para tocar o controlador: o software de áudio.

Qual software eu devo usar? Lembre-se, essa é uma pergunta que você deve responder antes de comprar seu controlador midi. O software é extremamente importante porque o instrumento midi não emite som, lembra? Portanto, o som está no software e nos plugins que você instalar nele. 

A escolha de qual software usar será uma questão de gosto. Sendo assim, recomendamos que você pesquise quais softwares as produtoras e produtores que você admira usam em suas produções.

Também vale saber quais softwares são mais utilizados pro estilo musical que você quer produzir ou pro tipo de trabalho que você faz (trilha sonora, audiovisual, som pra cinema, música, jingle, beat maker). 

Os softwares de áudio mais populares são Ableton Live, Logic e FL Studio. Eles são as chaves que comportam todos os timbres que você vai disparar com o seu controlador. Afinal, o controlador nada mais é do que uma extensão do software de áudio que facilita e possibilita que você toque e faça gravações com seus timbres favoritos.

Vantagens de usar o instrumento MIDI

  • É possível reproduzir milhares de timbres diferentes de instrumentos diversos.
  • Poupa muito espaço. Por ser extremamente compacto é ideal para home studio e para se locomover.
  • Silencioso. Pode-se utiliza-lo usando fones no computador.
  • Podem ser mais acessíveis e simular sons de equipamentos muito mais caros.
  • Possuem timbres possíveis de alcançar somente com eles.

Desafios

  • Necessário noção musical para usar o instrumento.
  • Necessário entendimento sobre DAW.
  • O controlador por si só não produz som, é necessário um computador e software de áudio.

O instrumento MIDI é uma ferramenta muito útil

Se você pretende trabalhar com produção musical esse é um equipamento que vai atender muito as suas necessidades. Além disso, se você está começando agora, é extremamente fácil encontrar cursos e tutoriais online pra aprender a usar corretamente essas ferramentas.

Eu percebo que se não fosse pelo controlador eu não estaria produzindo músicas e trabalhando com trilhas tão frequentemente. Comecei assistindo vídeos de como usar e até hoje conto com tutoriais pra desvendar mais e mais das DAWs que utilizo. É importante se manter atualizada nos recursos e plugins.

Também uso o controlador pra fazer shows e pra isso utilizo o Ableton Live. Pra fazer gravações e trilha sonora uso muito mais o Logic. Mas isso é apenas uma questão de gosto.

Pra saber mais detalhes sobre esses e outros modelos acesse o site da Musica Center e leia as descrições dos controladores que você se interessou ou mande sua dúvida pra gente.

Até mais!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.