Melhores instrumentos musicais para crianças

Reprodução: ONU

Nesse dia das crianças, que tal dar de presente um instrumento musical?

Já falamos aqui sobre alguns benefícios da aprendizagem de música na infância.

Nesse post selecionamos os instrumentos mais indicados para elas. Todos esses instrumentos você encontra no site da loja Musica Center!

Percussão

Reprodução: The Spoke

Os instrumentos percussivos são amplamente usados nas aulas de musicalização infantil. Alguns deles são as pandeirolas, maracas, ovinhos, reco reco, guizos, bloco sonoro, tambores.

Esse tipo de instrumento são ótimos pra crianças bem novas pois são fáceis de manusear e manipular. Também ensinam a coordenação e como manter o ritmo e a batida. Confira aqui.

Teclado ou piano

Reprodução: The Tot

Ajuda a criança a desenvolver a escuta das notas porém seu manuseio é mais sensível e delicado e exige mais coordenação do que a percussão. É ótimo para começar pois as notas estão sempre visíveis e são fáceis de serem identificadas.

Como o piano é um instrumento caro e grande, recomendamos a escolha de um teclado, pois pode ser barato e também muito mais portátil no entanto mantendo as características principais do piano. Veja os teclados no site.

Guitarra e violão

Reprodução: One Million Guitars

O violão e a guitarra no modelo infantil são instrumentos fantásticos para as crianças mais novas. Por serem instrumentos muito populares, leves e que combinam com muitos estilos musicais, os conteúdos pra aprendizagem são encontrados facilmente mesmo que a criança não possua uma educação formal no instrumento. 

Essa e outras guitarras infantis aqui.

Gaita de boca

Confira no site da Musica Center clicando na imagem.

A gaita de boca é um daqueles instrumentos que parecem fáceis de aprender. Na realidade não são tão fáceis assim, no entanto é uma ótima maneira de apresentar às crianças o mundo da música pois produz som facilmente. É um instrumento pequeno que a criança pode levar a qualquer lugar (cabe no bolso) e brincar de tirar som enquanto aprende. 

Ukulele

O bom do ukulele é que é um instrumento pequeno. Seu tamanho é perfeito para crianças e pode ser muito fácil aprender alguns acordes e tocar músicas conhecidas em muito pouco tempo, dependendo de sua coordenação motora. É um instrumento bastante silencioso, o que é ótimo para quem mora em apartamento. Confira aqui.

Flauta doce

Essa e outras no site aqui no da Musica Center.

A flauta doce é um instrumento portátil e ensina técnicas iniciais importantes para instrumentos de sopro mais complexos, como respiração e posicionamento dos dedos. É um dos instrumentos mais populares no ensino da música na infância pois são extremamente baratos e podem ser tocadas em grupo, sendo muito popular nas escolas. 

Escaleta

Reprodução: Storyblocks

A escaleta combina sopro e teclas. Ela vai estimular a coordenação motora e desenvolver a execução de duas atividades simultâneas: soprar e tocar as teclas. Além disso, a leitura das notas é fácil como no piano e a criança também vai praticar a escuta das notas.

É um instrumento singular que ativa a curiosidade das crianças por ser muito divertido. Além de tudo, é um instrumento acústico e portátil. Só vantagens! Confira aqui.


O mais importante é que a criança se desenvolva e se divirta durante esse aprendizado! Lembre-se que ela pode escolher sozinha o que mais lhe interessa tocar.

Também é uma chance de você aprender um instrumento ou montar uma banda com as crianças, imagina só!

Pense nisso! Até mais!


Fontes: Music Time Academy, Peterson Family Foundation e Didge Project websites. 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.